banner head

InícioCulturaPaciente da Santa Casa de Araraquara lança livro sobre câncer de mama

Paciente da Santa Casa de Araraquara lança livro sobre câncer de mama

“Can(Ser)”, de Andréia Vicente, busca encorajar pacientes e motivar profissionais de saúde, oferecendo novas maneiras de compreender e encarar a doença e seu tratamento

No dia 16 de setembro de 2020, a profissional da área de recursos humanos Andréia Vicente recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Dois dias depois, ela já estava em tratamento na Santa Casa de Araraquara. E uma ano mais tarde, mais precisamente na próxima segunda-feira (4/10), ela lança “Can(Ser)”, uma autobiografia com relatos extremamente intimistas, e otimistas, sobre o modo como vem enfrentando a doença.

“É um livro moderno, tem QR Code para o leitor ouvir uma playlist, há cartas-depoimento. Como um dos objetivos é encorajar as pessoas, e eu venho de RH, de seleção, desenvolvimento e treinamento, sei que quanto mais dinâmica é a abordagem, maior é o engajamento. Eu queria algo diferente”, conta Andréia.

Ela ressalta, no entanto, que o livro não é voltado apenas para pacientes. “É um olhar 360 graus. O tratamento de câncer é um processo em que a gente, paciente e profissionais de saúde, caminha junto. Então, o livro conversa também com especialistas, residentes, enfermeiros”, explica.

“O paciente de câncer não pode se entregar”

Andréia relata que em meio ao caos de receber o diagnóstico, que é como ela define a sensação de ser noticiada sobre a doença, já começou a se preparar psicologicamente. “A prevenção é importante? Sim. Mas o pós-diagnóstico também é. ‘Can(Ser)’ fala muito dessas duas etapas. Porque o diagnóstico não é uma sentença, ele é uma oportunidade”, comenta.

Ela diz que o acolhimento e a velocidade que a Santa Casa de Araraquara disponibilizou em seu tratamento fez toda a diferença. “Sou muito grata aos colaboradores da Santa Casa. O ritmo e a assertividade foram fundamentais para os bons resultados até aqui”, afirma. Ela ainda faz o acompanhamento no hospital.

A médica Dra. Patrícia Guimarães, oncologista clínica da Santa Casa de Araraquara, explica que, além de tratar o câncer, existe a preocupação de cuidar do paciente, pois é um momento de fragilidade. “O tratamento vai mudar a rotina da pessoa: consultas, aplicações de quimioterapia, efeitos colaterais da medicação, cirurgias, tudo isso modifica completamente o dia a dia do paciente”, fala Patrícia. “A Andréia, no seu livro, mostra que é possível ter uma vida pós-câncer. Acreditar que as coisas podem dar certo também é um ponto importante para que as coisas de fato deem certo”, completa.

Mãe de Bryan, de 6 anos, Andréia conta que a fase da desfiguração, quando caem cabelos, sobrancelhas, cílios, por conta do tratamento, é difícil, mas que pode ser enfrentada de frente se a pessoa conhece sua essência. “Eu fiquei gata de cabelo curto, batidinho”, diz, mais uma vez mostrando bom humor e autoestima diante da adversidade.

SERVIÇO

Livro: Can(Ser)

Autora: Andréia Vicente

Editora: Bendita

Como comprar: WhatsApp ou e-mail

(85) 98138-2511

samantha@benditaeditora.com.br

Assessoria de Imprensa Santa Casa de Araraquara

Artigos relacionados
- Anúncio -
Radio Ao Vivo

Mais lidas